Dos vereadores que foram a São Bernardo nesta quarta-feira, dia 17, dois são da Comissão de Saúde da Câmara: Izídio de Brito e Pastor Apolo. O vereador Fernando Dini, também membro da comissão, não pôde acompanhar a comitiva, mas enviou uma assessora.
Já os vereadores Luis Santos, Jessé Loures e Anselmo Neto são da Comissão Especial em Prol do Hospital Municipal, da qual Izídio também é membro.
Izídio de Brito, que preside ambas as comissões, afirmou que os vereadores dessas comissões vão trabalhar para convencer o prefeito de que Sorocaba precisa e pode construir o hospital municipal, além de reformular sua rede pública de saúde.
Visão distorcida
“As paixões partidárias têm que ficar de lado neste momento. O prefeito tem passado uma visão distorcida para a população ao dizer que o hospital municipal não tem verba do governo federal. Outros municípios do país têm investido em saúde solicitando recursos da União. Por que Sorocaba não faz o mesmo?”, questiona o vereador Izídio.
O vereador Pastor Apolo, relator da Comissão de Saúde, avaliou como produtiva a visita ao hospital no ABC e disse também estar convencido que, ao contrário do que afirmam os opositores do hospital municipal, a unidade de saúde poderá, sim, receber verbas do governo federal para custear suas despesas.
Exemplo positivo
“Lá [em São Bernardo], vimos algo que funciona. Não vamos copiar, mas vimos que está dando certo. Vimos que como funciona a questão dos custos. Em Sorocaba, se não fizermos nada, vamos ficar na inércia ou vamos retroceder. Por que não tentar ir para frente a partir de exemplos positivos?”, disse o vereador Apolo.
“Vamos somar forças e, se Deus quiser, conseguir alguma coisa melhor para nossa cidade; para nossa população ficar bem servida na área de saúde”, concluiu o parlamentar.
As informações sobre o sistema de saúde no ABC paulista farão parte de um relatório que será apresentado pelos parlamentares aos poderes Legislativo e Executivo de Sorocaba.
LEIA TAMBÉM:
Vereadores constatam que hospital municipal pode receber verbas da União