Economia

Vendas do veículo Etios crescem 15%

O Etios, compacto da Toyota fabricado em Sorocaba, vendeu 6.593 unidades no País em outubro (nas versões hathback e sedã)

Jornal Cruzeiro do Sul
Luiz Setti
O compacto da Toyota é fabricado em Sorocaba

O compacto da Toyota é fabricado em Sorocaba

O Etios, compacto da Toyota fabricado em Sorocaba, vendeu 6.593 unidades no País em outubro (nas versões hathback e sedã). O volume é 15,7% maior do que em setembro, quando foram emplacados 5.695 veículos e 55% superior ao número de outubro do ano passado, quando tinham sido vendidos 4.252. De acordo com a Toyota, outubro foi o melhor resultado mensal do Etios, lançado em 2012.

O crescimento do Etios vai na contramão da média de vendas da indústria automobilística nacional. De acordo com a Federação Nacional das Distribuidoras de Veículo Automotores (Fenabrave), 306,9 mil veículos foram licenciados em outubro, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Em relação a setembro, as vendas subiram 3,6%, mas foi uma queda de 7,1% na comparação com outubro de 2013, quando foram emplacados 330,2 mil veículos.

O Corolla, fabricado em Indaiatuba e que teve sua nova geração lançada em março, também registrou avanço nas vendas, com 6.326 unidades em outubro, 4,57% a mais que em setembro, quando foram vendidas 6.050. Em relação a outubro do ano passado (5.425), o crescimento foi de 17%, conforme a montadora.

Os emplacamentos de veículos da marca em outubro, no Brasil, atingiu 19.070 unidades, “melhor resultado mensal da história”, de acordo com a Toyota. No acumulado de 2014 (janeiro a outubro), as vendas somaram 155.072 unidades, com crescimento de 8% em comparação com 2013.

A montadora informa, como já o fez no início de outubro, que “grande parte do crescimento da Toyota se deve à estratégia na manutenção de um ciclo de crescimento sustentável no mercado doméstico, além do sucesso obtido por todo o seu line up ao longo de 2014.”

Outras razões para o crescimento “foram as mais de 100 atividades de relacionamento com os clientes promovidos pela equipe de vendas em todo o Brasil, como ações de exposição dos veículos da marca em lugares de grande circulação do público, campanhas de test-drive e patrocínios a eventos gastronômicos e culturais.”

No final de outubro, a Toyota anunciou a exportação do Etios para o Uruguai e o Paraguai, que começa a ser vendido em dezembro. A meta para os dois países, em quantidade, não foi divulgada. A Toyota já exporta o Etios para a Argentina desde o ano passado. A capacidade produtiva nominal da fábrica em Sorocaba é de 70 mil veículos por ano, mas a planta deve ampliar o volume em 20% este ano, chegando a 84 mil unidades.

Acordo

Os metalúrgicos da Toyota, em Sorocaba, aprovaram em assembleia na segunda-feira o acordo de dias-pontes, que estabelece folgas próximas a feriados até o final de 2015. Também foram definidas as formas de compensação desses dias de descanso. O dia-ponte antecede ou sucede um feriado próximo do final de semana.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informa que negocia acordos de dias-pontes com a maioria das indústrias do setor em sua área de atuação. A proposta aprovada na Toyota prevê seis dias-pontes em 2015. Os funcionários compensarão essas folgas com tempo a mais de trabalho aos sábados.

tags
carros Corolla Economia etios Metalúrgicos SMETAL toyota
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0