A implantação de varredeira mecânica na limpeza urbana de Sorocaba está sendo questionada pelo vereador Izídio de Brito (PT), por meio de requerimento apresentado nesta segunda-feira, dia 18. Segundo publicação do Jornal do Município no último dia 8, a prefeitura afirma que iniciou testes do mecanismo, que pode executar o serviço de até 30 operários.
“Entretanto, a publicação não esclarece se haverá a extinção dos postos de trabalho, nem quantas varredeiras serão adquiridas pela prefeitura, bem como não menciona os valores que serão gastos”, afirma o autor, que é sindicalista metalúrgico.
No documento, o petista enfatiza o inciso XXVII, artigo 7º da Constituição Federal, que protege o trabalhador da automação, afirmando que “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (…) XXVII – proteção em face da automação, na forma a lei.”
“Por isso estamos questionando o prefeito sobre a quantidade atual e salários dos trabalhadores que realizam a varrição da cidade, assim como a possível extinção de cargos com a implantação das varredeiras”, conta Izídio de Brito.
Também foram solicitadas a previsão da quantidade de máquinas que deverão ser adquiridas, dos valores unitários que serão gastos com a implantação do programa e informações sobre o planejamento para que todas as vias do município sejam contempladas.
O requerimento deve entrar em discussão e votação na sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 19.
Varredeira Mecânica
De acordo a publicação da prefeitura, uma varredeira mecânica, trafegando na média de 6 km por hora em uma via extensa sem veículos estacionados, pode fazer o serviço de até 30 operários durante um turno inteiro, não só recolhendo a sujeira, mas aspirando areia, poeira e pequenos pedregulhos acumulados no asfalto.
Cada uma das varredeiras mecânicas, ainda segundo o Jornal do Município do dia 8, tem capacidade para limpeza de uma largura de 221 centímetros, contando com escova principal e outras duas laterais, tendo capacidade de armazenamento de pouco mais de três toneladas.