Na próxima segunda-feira, dia 17, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugura três novos prédios no Campus Sorocaba. A cerimônia de inauguração está marcada para as 15h e contará com a presença do Reitor da Universidade, Diretores e Pró-Reitores, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e presidentes das câmaras municipais de Sorocaba e de sua região metropolitana.
Os prédios que serão inaugurados estão vinculados ao Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS) e ao Centro de Ciências e Gestão em Tecnologias (CCGT), além de mais um edifício para Aulas Teóricas, e elevam para mais de 48 mil m² a área construída no Campus Sorocaba, em uma expansão de cerca de 20%. “Com mais espaço físico, podemos ampliar também as áreas de atuação do Campus no que diz respeito às nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Eli Ângela Toso, Diretora do Campus.
Tanto o CCTS quanto o CCGT agora passam a ocupar uma área útil total de 1.398,45 m² cada, com gabinetes de professores, em área de aproximadamente 12 m² por docente; salas de pós-graduação e de reuniões; e anfiteatros, além de espaços extras para que os Centros possam lidar com suas peculiaridades. Ou seja, com os novos espaços, os Centros puderam agrupar espacialmente as atividades vinculadas a cada um, otimizando as suas rotinas acadêmicas e administrativas.
“É um importante momento para o Campus Sorocaba que, nos últimos cinco anos, foi o Campus da UFSCar que mais cresceu em número de cursos de graduação. A princípio, eram sete cursos, já dobramos esse número e, com mais espaço físico e infraestrutura de qualidade, vamos ganhando condições para crescermos ainda mais”, acredita Toso.
Extensão de cursos
Nesta nova configuração do Campus, as atividades de pós-graduação e extensão também tendem a avançar, já que os atuais nove programas de pós-graduação (stricto sensu) e os quatro cursos de especialização ganham novas salas para o desenvolvimento adequado de suas atividades. “Professores e alunos podem, com mais comodidade, trabalhar em suas pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento. Aliás, em recente levantamento, evidenciamos que, entre as instituições de ensino da região, a comunidade acadêmica da UFSCar foi a que mais publicou resultados de pesquisas em periódicos científicos nos últimos anos e, agora, essa produção só tende a aumentar”, diz a Diretora do Campus.
Com a expansão, a relação entre a Universidade e a região metropolitana deve se intensificar. De 2006 a 2014 já foram estabelecidas 366 parcerias entre a UFSCar e empresas, entidades e organizações de Sorocaba e entorno, e “a medida que o Campus cresce, as possibilidades de articularmos o nosso trabalho com as necessidades da nossa região crescem junto”, conclui Eli Ângela Toso.
Atualmente, o campus de Sorocaba UFSCar oferece os cursos de graduação em administração, ciência da computação, ciências biológicas, ciências econômicas, engenharia de produção, engenharia florestal, física, geografia, matemática, pedagogia, química e turismo.
Já os cursos de pós-graduação são: biotecnologia e monitoramento ambiental, ciência da computação, ciência dos materiais, diversidade biológica e conservação, economia, educação, engenharia da produção, planejamento e uso de recursos renováveis e sustentabilidade na gestão ambiental. A entidade oferece também os cursos de MBA em economia, finanças, gestão ambiental e sustentabilidade e gestão de inovação tecnológica.
A cerimônia de inauguração dos três novos prédios será realizada às 15 horas do próximo dia 17 de agosto, no Auditório do CCGT, no Campus Sorocaba da UFSCar, que está localizado no km 110 da Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Bairro do Itinga. O evento é aberto a toda a comunidade.