Os trabalhadores do setor administrativo da CNH (Case New Holland), em Sorocaba, aprovaram o acordo de redução de jornada e salário negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A assembleia virtual que aprovou a negociação aconteceu entre sábado, 18, e segunda-feira, 20.
A medida, que tem vigência de 90 dias, foi negociada por conta da crise causada pela Covid-19, o novo coronavírus. Durante esse período, os trabalhadores receberão os benefícios normalmente e terão estabilidade de emprego.
O setor administrativo da CNH tem 307 funcionários. Desses, 227 (73,94%) votaram na assembleia virtual, sendo 215 (94,71%) favoráveis, 8 (3,52%) contrários e 4 (1,76%) abstenções.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, explica que a entidade buscou um acordo que garantisse melhores condições para os trabalhadores do que a Medida Provisória 936 oferecia. “Com a MP do governo, o rendimento dos funcionários da empresa cairia consideravelmente. A negociação do Sindicato garantiu que os trabalhadores mantivessem o salário líquido ou bem próximo a esse valor. Só com a luta da entidade isso foi possível”.
Assembleia online
Para que os trabalhadores possam aprovar ou reprovar acordos coletivos negociados pelo Sindicato neste período de isolamento social, em parceria com a Pandora Soluções, o SMetal criou uma ferramenta de assembleia online, com acesso exclusivo dos trabalhadores e trabalhadoras de determinada empresa.
A ferramenta de votação online faz uso de conexão segura e criptografada. Ela foi criada para garantir que a empresa nem o Sindicato tenham acesso à escolha do trabalhador, apenas a quantidade de votos favoráveis ou não ao acordo.