Em assembleias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), na última semana, trabalhadores das empresas Apex Tool, Metso (Fundição e Equipamentos) e Prysmian (Éden e Boa Vista) aprovaram propostas de Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2019.
A mais recente foi realizada com os trabalhadores da Apex, nesta terça-feira, dia 2. Na fábrica de ferramentas, que fica no bairro Iporanga e tem cerca de 415 funcionários, foi conquistado aumento de mais de 15% no valor do benefício em relação a 2018 e também de 11% no vale-compras. A primeira parcela será paga ainda no mês de julho e a segunda, em janeiro de 2020.
Crescimento de mais de 7% também foi garantido aos metalúrgicos das duas plantas da Prysmian, Éden e Boa Vista, ambas em Sorocaba. Segundo o membro do Comitê Sindical da Empresa (CSE), Luiz Herculano da Costa, também foi conquistado um aumento significativo na primeira parcela, que será paga agora em julho, e melhorias nas metas de superação.
Para votação da proposta, foram realizadas assembleias nos dias 26 e 27 de junho. A Prysmian tem mais de 700 trabalhadores.
Nas duas plantas da Metso, Fundição e Equipamentos, a proposta de PPR foi aprovada na última quinta-feira, dia 27, com crescimento no valor fixo e o pagamento será em parcela única, no mês de março de 2020, após avaliação das metas.
Aproximadamente 980 funcionários trabalham no grupo Metso; a Equipamentos fica na avenida Independência, 2500, no bairro Iporanga. Enquanto a Fundição está localizada na avenida Fernando Stecca, 5501, também no Iporanga.
Os valores de PPR não são divulgados para não prejudicar negociações em andamento com outras empresas do setor.