Trabalhadores da empresa Metalur, de Araçariguama, aprovaram uma pauta de reivindicações em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), na manhã desta quarta-feira, 19.
Após a aprovação dos metalúrgicos, a pauta foi entregue e protocolada na empresa para que se inicie a negociação na próxima semana.
Os pontos exigidos pelos trabalhadores são: aplicação dos índices referentes à data-base de 2016, tendo em vista a assinatura da Convenção Coletiva; a discussão da manutenção da jornada 6×1; o adicional de insalubridade para todos os setores da fábrica; substituição da cesta básica, que é concedida “in natura”, por um vale compra.
Reintegração
Além dessa negociação com a empresa que deve iniciar nos próximos dias, na segunda-feira, dia 24, a diretoria do SMetal junto com o departamento jurídico da entidade fará uma reintegração ao trabalho de um metalúrgico que desempenhava a função de preparador de panela.
Ele adquiriu doença ocupacional e foi demitido pela empresa. O departamento jurídico do Sindicato entrou com ação para garantir os direitos do trabalhador.
A Metalur é empresa de fundição e tem 280 trabalhadores.