Os trabalhadores da Metalac aprovaram o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023 e 2022. A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e votada em assembleia eletrônica entre a quarta e a quinta-feira, 17 e 18.
O PPR 2022 terá 13,6% de aumento em comparação ao que foi pago no ano passado. A primeira parcela será paga ainda em agosto e a segunda fica para dezembro. No PPR de 2023 o aumento será de 10%, com pagamento em agosto (1ª parcela) e dezembro (2ª parcela) do próximo ano.
A conquista veio de muita luta e mobilização dos trabalhadores e do Comitê Sindical da Metalac (CSE), como destaca o secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, que também é do CSE da empresa.
“A proposta que tínhamos da empresa era muito aquém dos que os companheiros da Metalac mereciam e também estava abaixo do que é pago em empresas do mesmo porte. Tivemos muita firmeza nas negociações para chegar a um valor que, de fato, valorizasse o desempenho dos trabalhadores e trabalhadoras”.
Izidio enfatiza a importância do apoio dos trabalhadores para garantir avanços. “Toda conquista que tivemos, seja no PPR ou em outro quesito, só se deu através de muita luta e mobilização dos metalúrgicos e metalúrgicas junto com o Sindicato”.
Ao todo, 315 trabalhadores da Metalac podiam votar na assembleia eletrônica. 278 (87,71%) participaram da votação, sendo 261 (93,88%) favoráveis ao acordo e 10 (3,60%) contrários. Outros 7 (2,52%) optaram pela abstenção.
Plano de Saúde
Na mesma votação, os trabalhadores aprovaram alteração no plano de saúde. “Havia uma antiga reivindicação quanto a diferença de valores pagos pelos trabalhadores com mais tempo de empresa e aqueles que eram recém contratados. Com essa mudança, conseguimos sanar essa situação”, diz Izidio.