Os trabalhadores da Edscha, em Sorocaba, aprovaram o acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR 2020), além de estabilidade no emprego até dezembro, em assembleia eletrônica realizada entre sexta-feira e sábado, dias 19 e 20. A negociação foi realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
362 trabalhadores da Esdcha podiam votar. Desses, 247 (68,23%) participaram da assembleia, sendo 246 (99,6%) favoráveis e apenas 1 (0,04%) contrário.
A primeira parcela do PPR aprovado será paga em agosto deste ano. Já segunda parcela, atrelada ao indicador de absenteísmo, terá o pagamento realizado em janeiro de 2021. Na mesma votação, os trabalhadores da Edscha aprovaram a estabilidade no emprego até dezembro de 2020.
Para Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, o acordo é uma vitória para a categoria. “Uma das grandes preocupações com essa crise é a manutenção do emprego. O Sindicato tem buscados diversas ferramentas que proteja o ganha pão dos metalúrgicos. Estamos sempre na luta pelos direitos de todos e todas”, afirma.
A Edscha fica no Éden e fabrica peças e acessórios para veículos automotivos.
Assembleia eletrônica
Desde abril deste ano, as assembleias vêm sendo realizadas pelo Portal SMetal, a partir da plataforma de votação eletrônica desenvolvida pelo Sindicato, em parceria com a Pandora Soluções.
A ferramenta é criptografada e segura. Ela foi criada para evitar aglomerações, reduzindo assim o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), mas mantendo o caráter democrático e transparente das assembleias presenciais realizadas pelo SMetal.