Os metalúrgicos da Jurid do Brasil, em Sorocaba, aprovaram acordo de suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias, com os benefícios e salários negociados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A proposta garante ainda estabilidade no emprego durante a suspensão do contrato mais o mesmo período após o término do acordo.
A votação ocorreu de forma virtual para evitar aglomeração dos trabalhadores, seguindo a orientação dos órgãos de saúde de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Dos 107 trabalhadores votantes, 102 participaram da assembleia online, que representam 95,33% do total. Desses, 101 foram favoráveis (99,02%) à proposta e apenas 1 preferiu se abster (0,98%); nenhum trabalhador votou contra o acordo.
Com a crise sanitária e econômica no país causada pela pandemia do novo coronavírus, o Sindicato tem priorizado negociar formas de garantir a renda e o emprego dos trabalhadores da categoria nesse período de incertezas e queda na produção.
“Para que os trabalhadores tenham o mínimo de perdas, a empresa vai utilizar os valores liberados pelo governo com a MP 936 e complementar os salários com dinheiro próprio, garantindo o salário líquido ou o mais próximo desse valor, além de todos os benefícios e a manutenção dos empregos”, explica o presidente do SMetal, Leandro Soares.
A votação da proposta de suspensão do contrato de trabalho ficou disponível no Portal SMetal por 24 horas, das 15h de terça-feira, dia 5, até às 15h de quarta, 6, para garantir a participação do máximos de trabalhadores. A ferramenta de assembleia virtual faz uso de conexão segura e criptografado, mantendo o voto do metalúrgico em sigilo, sem acesso da empresa ou do Sindicato.