Sorocaba segue com o Calendário Municipal de Vacinação nesta semana, com atendimento nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta a feira, das 8h às 16h.
A alteração nesta semana é que as doses da vacina da Pfizer Pediátrica Baby contra a Covid-19, entre 9 e 13/01, serão destinadas a crianças com comorbidade de idade entre 6 meses e 2 anos, 11 meses e 29 dias, disponíveis em seis UBSs: Aparecidinha, Cerrado, Fiori, Hortência, Rodrigo e São Bento. Para crianças dessa mesma faixa etária sem comorbidades, Sorocaba aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde.
Embora as demais campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. Dentre as vacinas disponíveis, estão: Covid-19, Influenza (gripe), Meningocócica C e todas as outras que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.
Documentos e comprovantes
As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.
No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas.
267 mil sem reforço em Sorocaba
Mais de 267 mil pessoas de Sorocaba ainda não receberam nenhuma dose de reforço da vacina contra a covid-19. Conforme dados atualizados levantados pelo Portal PORQUE na quinta-feira, dia 5, a cobertura vacinal da terceira dose (1º reforço) está em 61%, com 418.881 pessoas imunizadas.
O percentual de moradores que não tomaram nenhuma dose de reforço, 39%, contrasta com os 97,4% que receberam a primeira dose da vacina. Mesmo a segunda dose, necessária para completar o ciclo vacinal, teve um número de abstenções alto, cerca de 57 mil pessoas. Os dados do município são enviados à Secretaria de Saúde do Estado para a estatística e acompanhamento da cobertura vacinal.