Educação

Sorocaba poderá ter Instituto Federal de Educação ainda este ano

Sorocaba poderá receber uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs) ainda este ano. O funcionamento do IFE na cidade está previsto para agosto

Imprensa SMetal
Foguinho
No encontro, Pannunzio afirmou que a prefeitura está disposta a doar uma área para a construção de um campus local do Instituto

No encontro, Pannunzio afirmou que a prefeitura está disposta a doar uma área para a construção de um campus local do Instituto

Sorocaba poderá receber uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs) ainda esse ano. O funcionamento do IFE na cidade, com início previsto para agosto, faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional que pretende criar 208 unidades até o final de 2014.

Nesta sexta-feira, dia 5, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que pertence à rede que compõe os IFEs, Eduardo Antonio Modena, reuniu-se com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) para tratar de detalhes sobre possíveis doações de áreas para instalação da unidade na cidade.

No encontro, Pannunzio afirmou que a prefeitura está disposta a doar uma área para a construção de um campus local do Instituto. O prefeito também anunciou a intenção de ceder ao IFE, em breve, um prédio existente na cidade para funcionamento provisório da instituição já a partir do segundo semestre deste ano.

“A prefeitura se compromete a doar uma área do tamanho que acharem que é necessário para a construção do campus. Ao mesmo tempo, nós já mostramos uma área que poderá permitir a instalação do Instituto Federal em curtíssimo prazo, que poderá funcionar ainda esse ano, enquanto o campus será construído”, resumiu Pannunzio ao final do encontro.

No encontro, Pannunzio anunciou a intenção de ceder à União a antiga sede administrativa da Fepasa, na região central, que tem acesso pela escola municipal “Matheus Maylasky” e pelo Largo do Líder, para funcionamento inicial do IFE.

“A área já pertence à União e nós temos a ‘cessão de uso’. Nossa ideia é devolver à União para a instalação inicial do Instituto Federal”, detalhou o secretário de Negócios Jurídicos, Anésio Lima. Segundo Lima, esse trâmite é simples e pode ser concluído em cerca de 30 dias.

Parlamentares

A reunião também contou com a presença da deputada federal Iara Bernardi (PT), do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), dos vereadores Izídio de Brito e Carlos Leite, ambos do PT, do presidente da Câmara de Sorocaba, José Francisco Martinez (PSDB) e de diretores de unidades do IFSP de cinco cidades da região.

A deputada Iara foi a articulada do encontro entre representantes do IFE e do poder público de Sorocaba nesta sexta-feira.

Logo após o anúncio do prefeito, a bancada petista, juntamente com os representantes do IFSP, visitou o local indicado para instalação provisória, que precisará passar por reformas.

Sobre a instalação do campus definitivo do Instituto, o prefeito Pannunzio disse que pode sugerir sete áreas municipais ao IFE. Cinco dessas áreas ficam próximas à entrada do Parque Tecnológico, na Zona Norte de Sorocaba, o que seria ideal para o perfil do IFE, também ligado à inovação. Porém, o tamanho médio dessas áreas é de apenas 20 mil metros quadrados.

Outra opção apresentada pelo Executivo é a de um terreno de 43 mil metros quadrados no quilômetro 109 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264). A doação do terreno do município para a União depende de aprovação da Câmara Municipal de Sorocaba.

De acordo com o reitor Eduardo Modena, as propostas de locais apresentadas para a construção do campus serão estudadas por técnicos da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, responsável pela construção dos IFEs. “O governo federal está preocupado em instalar escolas onde o arranjo produtivo é propício; e talvez não exista em São Paulo região mais propicia para isso do que Sorocaba”, comentou.

O reitor também disse que a unidade do IFE em Sorocaba poderá oferecer até 1.200 vagas de ensino técnico profissionalizante e de licenciatura.

Qualificação profissional

Ainda durante a reunião, o deputado estadual Hamilton Pereira e o vereador Izídio de Brito defenderam a realização de uma audiência pública na Câmara para que trabalhadores, estudantes, educadores e empresários possam indicar quais os cursos de capacitação e formação são mais necessários para Sorocaba atualmente.

O IFSP é uma autarquia do governo federal, integra a rede federal de educação (IFE) e oferece cursos de educação de níveis básico, profissionalizante, superior e até de pós-graduação. Atualmente, apenas no estado de São Paulo, 29 unidades estão em funcionamento e têm mais de oito mil alunos.

Nas proximidades de Sorocaba já há IFSP instalados em Salto, São Roque, Boituva, Itapetininga, Registro e Itapeva.

No encontro, Pannunzio anunciou a intenção de ceder à União a antiga sede administrativa da Fepasa

Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Eduardo Antonio Modena

tags
agosto Ciência e Tecnologia (IFEs) doação Educação expansão da Rede Federal de Educação funcionamento Iara Bernardi IFEs Instituto Federal de Educação izidio predio prefeito Sorocaba
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0