Em março, como acontece todos os anos, os trabalhadores com carteira assinada tiveram um desconto no holerite chamado de “contribuição sindical”, também conhecido como “imposto sindical”.
Para compensar o desconto, há anos o SMetal isenta todos os associados da mensalidade sindical de março, que equivale a 1,5% do salário.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, bem como a CUT, são contrários ao imposto sindical, mas não podem impedir seu desconto por se tratar de uma lei federal.
O imposto sindical é descontado compulsoriamente de todos os trabalhadores brasileiros desde 1940. Ele equivale a um dia de salário. O imposto só vai deixar de existir quando o Congresso votar uma lei nesse sentido.
O valor descontado em março de cada assalariado é recolhido pelas empresas junto à Caixa Econômica Federal (CEF), que distribui a contribuição da seguinte forma: 60% para o sindicato que representa o trabalhador, 15% para a federação estadual, 10% para o Ministério do Trabalho, 10% para as centrais sindicais e 5% para a confederação nacional.
Se algum sócio tiver o desconto da mensalidade no holerite de março, deve procurar o setor de Recursos Humanos (RH) de sua empresa. Caso a fábrica não faça o ressarcimento do valor, o sócio deve então entrar em contato com o Sindicato, pelo telefone: (15) 3334-5401