Trabalhadores essenciais

SMetal protocola pedido de vacinação para trabalhadores da indústria

Documento, assinado por 30 empresas metalúrgicas da cidade, foi protocolado em reunião com representante do governo; SMetal espera que o prefeito acate o pedido de prioridade na vacinação

Imprensa SMetal
Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Leandro Soares e Izídio de Brito entregaram documento ao Diretor de Área, Sergio Barreto, nesta terça-feira

Leandro Soares e Izídio de Brito entregaram documento ao Diretor de Área, Sergio Barreto, nesta terça-feira

O presidente e o secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares e Izidio de Brito, protocolaram na manhã desta terça-feira, 22, uma carta solicitando que o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), cumpra o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e inclua os trabalhadores da indústria no calendário prioritário de vacinação da Covid-19. Os diretores do SMetal, juntamente com o assessor Paulo Henrique Soranz, foram recebidos por Sergio Barreto, Diretor de Área do governo.

Na reunião, Leandro enfatizou a importância da indústria para a cidade de Sorocaba, além de cobrar um posicionamento do governo. O documento protocolado conta com a assinatura de representantes de 30 fábricas metalúrgicas: Apex Tool, Atlanta, CNH (Case), De Nora, Edscha, FEP Usinagem, Flash, Flextronics, Furukawa, Gestamp, Gk 108, Indústrias PGG, Inovadoris, Kanjiko, Metalac, Metso (Fundição), Moto Pecas, Nari, Neles, Nipro, Prysmian (unidades Boa Vista e Éden), Sanoh, Schaeffler, Sidor, Tecnofix, Toyota, TT Steel, Usicorte e Varroc. Ao todo, 15.639 mil trabalhadores fazem parte do quadro de funcionários dessas empresas.

Segundo últimos dados oficiais disponíveis, o setor industrial corresponde a aproximadamente 30% do PIB de Sorocaba e abrange uma parcela significativa dos trabalhadores com carteira assinada no município. No total, a cidade conta, atualmente com 194.822 empregos formais e, destes, 50.646 trabalham na indústria, dos quais 32.493 são da categoria metalúrgica.

Dos trabalhadores metalúrgicos, 88,15% têm entre 18 e 49 anos – idades que não possuem data prevista para vacinação em Sorocaba. “Por isso, junto com importantes empresas locais, solicitamos, com urgência, a elaboração de um cronograma prioritário para os mais de 50 mil trabalhadores das indústrias de Sorocaba, como já ocorre Brasil afora, como em Alagoas, Recife, Gravataí, Três Pontas, Campo Grande, entre outros”, enfatiza o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Os representantes do SMetal explicaram os principais pontos do documento

Os representantes do SMetal explicaram os principais pontos do documento

Ele lembra ainda que, quando a prefeitura decretou a antecipação dos feriados na cidade, deixou de fora o setor da industrial alegando que o serviço exercido pelos trabalhadores era essencial e não podia parar. “O que queremos é que o prefeito Manga reconheça a importância do setor industrial para Sorocaba e que faça a adesão ao Plano Nacional de Imunização, incluindo os trabalhadores industriais para a vacinação o mais breve possível”, assegura.

Izidio de Brito explica que grande parte dos trabalhadores do setor não pode cumprir as demandas de produção à distância, de forma remota ou em home office, sendo necessário a utilização de transporte – seja urbano ou fretado – e a presença nas fábricas. “São pais e mães de família, que se colocam em risco todos os dias para manter a economia local girando. Nada mais justo que eles cumpram essa importante função em segurança, todos vacinados”.

tags
covid grupo de risco indústria izidio leandro linha de frente prefeitura prioridade Protocolo Rodrigo Manga Vacinação
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0