Para dar visibilidade às lutas das mulheres por direitos e marcar a necessidade de se combater a violência doméstica e o machismo ainda praticados em todos os âmbitos da sociedade, a diretoria do SMetal promoverá diversas atividades em março.
O primeiro evento ocorre dia 7 de março, às 19h, no auditório do SMetal, com o cine debate “As Sufragistas” (2015), filme estrelado por Meryl Streep, que retrata a luta de mulheres para terem direito ao voto.
Após a exibição haverá debate conduzido pela secretária-geral do Conselho Municipal da Mulher, Regina Cardoso, e pela vereadora Iara Bernardi. Será oferecido lanche e haverá distribuição de brindes.
A atividade é aberta para a comunidade em geral e gratuita. Haverá emissão de certificado de participação para quem precisar.
Oficinas
No dia 9 de março, das 18h30 às 20h, a advogada do SMetal Erika Mendes, que também é presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB, coordenará uma oficina para tirar dúvidas de mulheres sobre direitos trabalhistas.
Ela abordará os direitos à amamentação, auxílio-creche, férias, sobre questões relacionadas à periculosidade, insalubridade, assédio moral, assédio sexual, mudanças trabalhistas, etc.
No dia 14 de março, das 18h30 às 20h, será realizada a oficina sobre planejamento financeiro/familiar com o economista da subseção SMetal do Dieese, Fernando Lima. Será uma conversa para se entender quais as principais dificuldades em se organizar as finanças, como adequar os gastos com o salário, como se evitar entrar no cheque especial; funcionamento do cartão de crédito, etc.
Ambas as oficinas serão oferecidas apenas para mulheres e exigem inscrição pelo link www.smetal.org.br/mesdamulher. O prazo de inscrição é até o dia 7 para preenchimento de 20 vagas em cada.
Mostra de Artes
O SMetal é parceiro da 5ª Mostra de Artes de Mulheres de Sorocaba, organizada pela ativista Flávia Biggs. O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 com oficinas, exposições, apresentações musicais, teatrais, circenses, entre outros segmentos artísticos.
A abertura será feita na sexta-feira, dia 23, das 19h às 21h, com a mesa de abertura “Mulheres, Democracia, Arte: Resistência e Militância”.
No sábado, 24, das 9h às 12h, haverá vivência vegana e as oficinas de “canto Vissungo”, “bambolê” e “danças brasileiras. Da tarde para a noite haverá performances e apresentações musicais.
No domingo, 25, será oferecido um café da manhã, das 9h às 10h, oficina de yoga e oficinas “fotografia”, “Agbes” e “mixagem”.
A tarde do domingo conta com discotecagem, “oficina do ouvir”, audiovisual, performance e apresentações musicais.
Todas as oficinas da Mostra são exclusivas para mulheres, as demais atividades são abertas ao público em geral. Haverá uma taxa simbólica para participação que varia de R$ 5 a R$ 20.