Trabalho sindical

SMetal debate pautas prioritárias na 1ª assembleia do ano na ZF Planta 2

Dirigentes realizaram assembleias em todos os turnos em que há produção da empresa, entre as pautas destacadas para o ano de 2023 estão: grade salarial, estrutura do maquinário e avanços no PPR

Assembleia aconteceu em todos os turnos em que há produção na ZF Planta 2

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) iniciou o ciclo de assembleias na ZF do Brasil (Planta 2) nesta terça-feira, 14, com encontros em todos os turnos em que há produção na empresa. Esse é o primeiro debate entre os dirigentes e trabalhadores do local e, no bate-papo, os representantes sindicais elencaram algumas pautas de prioridade para 2023.

Fábio Rossy, membro do Comitê Sindical de Empresa (CSE), iniciou a assembleia falando sobre a atuação do setor de saúde e segurança da ZF que, em sua visão, deve ouvir e acolher as demandas dos trabalhadores. Segundo o dirigente, muitos acabam adquirindo doenças ocupacionais à longo prazo, por conta da natureza de suas funções. Neste ponto, ele também mencionou que o maquinário precisa de ajustes e melhorias.

“A saúde e a segurança dos companheiros têm que vir em primeiro lugar. Precisamos de uma estrutura efetiva para o trabalho e não de um maquinário com gambiarras e outros paliativos”, disse. Além disso, o dirigente aproveitou para falar diretamente aos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), sobre a importância de prevenir acidentes e doenças dentro do espaço de trabalho.

Fábio Rossy e Anderson da Silva (Copinho) também falaram aos trabalhadores durante a assembleia

A grade salarial e os avanços no Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023 também foram assuntos abordados pelos sindicalistas. Estiveram presentes, ainda, outros dois membros do CSE: Anderson da Silva (Copinho) e o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Durante sua fala, Leandro aproveitou para lembrar os avanços negociados pelo SMetal com apoio dos funcionários da Planta 2 da ZF do Brasil. Ele mencionou o vale-compras, conquistado a partir de muita mobilização e o PPR que, com o passar dos anos, teve melhorias.

“Quem trabalha há menos tempo na base chegou com benefícios garantidos. Seja o vale-compras ou o PPR que, ano após ano, cresce. Mas quem está há mais tempo vai lembrar que muita luta, reuniões e paralisações foram necessárias para que pudéssemos ter mais direitos e benefícios. Ainda não estamos satisfeitos porque, enquanto houver margem para avançar, é isso que iremos buscar”, comentou Leandro.

O presidente aproveitou para celebrar o aumento de trabalhadoras contratadas na empresa. Ele recordou que, atualmente, o percentual de mulheres na metalurgia em todo o país é relativamente menor do que o que é registrado em Sorocaba. “Hoje 19,29% da nossa categoria é formada por mulheres. Enquanto entidade, nós esperamos que esse número seja cada vez maior porque isso significa equidade e paridade de gênero quando o assunto é contratação. É para isso que lutamos”, disse.

Durante o ano, diversas assembleias acontecem nas fábricas metalúrgicas da base do SMetal, incluindo a ZF do Brasil. Todas as decisões, propostas e negociações passam pelo crivo dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, sejam associados ou não. O Sindicato realiza cobertura e detalha, ponto a ponto, as propostas negociadas. Fique de olho!

assembleia avanços grade salarial PPR produção Programa de Participação nos Resultados ZF do Brasil