O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) se manifesta em defesa da readmissão do repórter Sandro Thadeu, que foi demitido após 14 anos de serviços prestados ao jornal A Tribuna, em Santos. Sandro é diretor regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e, na leitura da entidade, o desligamento acontece com motivação que configura ataque ao direito à organização sindical.
A Câmara Municipal de Santos enviou uma moção ao Grupo Tribuna na qual reivindica a readmissão do repórter Sandro Thadeu. O documento havia sido formulado e protocolado pelo vereador Benedito Furtado (PSB), e recebeu as assinaturas necessárias para ser encaminhado – foram 13 dos 20 parlamentares da Casa.
A moção dirigida afirma: “A demissão de Sandro constitui prática antissindical contra o conjunto da categoria dos jornalistas, atinge a atuação do SJSP, entidade na linha de frente da luta pela liberdade de expressão e de imprensa; e fere o Art. 8, inciso VIII da Constituição Federal ‘sendo vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura à cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei”.
O Sindicato dos Metalúrgicos se solidariza com Sandro Thadeu e toda a categoria jornalística que, de tempos em tempos, sofre com ataques dos mais variados. Esperamos que a moção tenha efetividade e que o repórter seja readmitido o quanto antes.