A secretaria de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região contribuiu para qualificar profissionalmente 2.814 pessoas no ano passado. A qualificação dos trabalhadores é uma das prioridades da direção sindical, devido à constante evolução tecnológica, às exigências do mercado de trabalho e à defesa do conceito de Sindicato Cidadão.
Os cursos de informática, que são gratuitos, formaram 942 pessoas. Os cursos de inglês, também gratuitos, formaram mais 34 alunos e os cursos profissionalizantes, em parceria com a RH Treinare, formaram outros 1.838 trabalhadores em Metrologia, Inspeção de Qualidade, Desenhos, Toyotismo, Soldas, Caldeiraria e Empilhadeira, entre outros.
A maioria dos alunos se formou em Sorocaba, mas as sedes de Iperó, Araçariguama e Piedade também ofereceram cursos de qualificação.
Entre os alunos formados pela RH Treinare, 1.035 eram sócios do Sindicato; 486 não eram sócios e 47 foram beneficiados com bolsa integral.
“A qualificação profissional é uma obrigação de toda a sociedade e o Sindicato dos Metalúrgicos não vai fugir de sua responsabilidade. Este ano vamos continuar investindo na qualificação dos trabalhadores”, diz Ademilson Terto da Silva, presidente do Sindicato.
O Sindicato ainda mantém parceria com o Sesi nos telecursos para complementação do ensino fundamental e médio e com a Exatec pré-vestibular. O número de estudantes desses dois cursos não está computado nesta reportagem, pois os balanços, nesses casos, serão divulgados apenas em fevereiro.