O Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) protocolou nesta terça-feira, dia 5, um comunicado de greve na empresa Honisul, em Sorocaba, reivindicando melhorias, como a instalação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), o fornecimento de uniforme, convênio médico e cesta básica, entre outros.
De acordo com o dirigente do SMetal, Alessandro Marcelo, há denúncias ainda de que a fábrica estaria inibindo e dificultando a apresentação de atestado médico por parte dos trabalhadores.
Por isso, o Sindicato tem cobrado que a empresa conceda um prazo razoável para a entrega de atestados médicos, tendo em vista que a maioria dos empregados residem na cidade de Salto de Pirapora e o atestado carece de validação em Sorocaba.
Durante assembleia com os trabalhadores nesta terça-feira, dia 5, o SMetal informou que representantes da empresa estariam se recusando a negociar, por isso o aviso de greve. “Se até sexta-feira (8) a fábrica não chamar o Sindicato para conversar, podemos paralisar a produção já no início da próxima semana”, afirma Marcelo.
A empresa fabrica aramados, tem cerca de 30 trabalhadores e fica no parque Campolim.