Em duas assembleias, uma pela manhã e outra no começo da tarde desta quinta-feira (5), o Sindicato dos Metalúrgicos mobilizou os trabalhadores das empresas do Grupo Schaeffler – INA, LUK e FAG – para envolvê-los na campanha salarial deste ano.
Além das informações sobre o andamento da campanha salarial, cujas negociações ocorrem em São Paulo, os trabalhadores também foram informados das negociações sobre a pauta de reivindicações dos funcionários que está com a direção do grupo.
Na pauta os operários cobram mudanças no plano de saúde e no grêmio recreativo; licença-maternidade de 180 dias; redução de jornada de trabalho para 40 horas semanais e revisão da grade salarial para corrigir distorções.
Negociação por pontos
Em reunião na última terça-feira (3), o grupo e o Sindicato iniciaram uma negociação da pauta ponto por ponto. A revisão da grade salarial, por exemplo, foi aceitada e a empresa já começou a corrigir as distorções. As mudanças no plano de saúde ocorrerão em setembro.
“Os outros pontos serão discutidos nas próximas reuniões. Esperamos continuar contando com o apoio dos trabalhadores para que em breve todos os itens da pauta sejam contemplados”, diz o secretário-geral do Sindicato, Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho.