Sindicalizados

Sindicato isenta sindicalizados da mensalidade do mês de março

Imposto Sindical foi criado por Getúlio Vargas em 39; Sindicato é contra a cobrança, mas só o Congresso pode revogá-la

Imprensa SMetal
Arte/Lucas Delgado
Diretoria prepara nova campanha com uma série de novidades que deve ser lançada no próximo mês de abril

Diretoria prepara nova campanha com uma série de novidades que deve ser lançada no próximo mês de abril

Os metalúrgicos sindicalizados não vão pagar mensalidade neste mês de março. O Sindicato já enviou comunicado às empresas, avisando-as de que neste mês os sócios estão isentos do pagamento.

A isenção de março é um compromisso que a diretoria do Sindicato assumiu com os trabalhadores no ano passado, durante o lançamento da campanha de sindicalização.

A proposta era que se o número de sindicalizados chegasse a 60% do total da categoria, ninguém pagaria mensalidade em março.

“Como a meta está muito próxima de ser atingida, a diretoria já decidiu honrar o compromisso”, diz o dirigente sindical Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho.

Isenção
O Sindicato escolheu março para isentar o trabalhador pensando no bolso dele. Afinal, em março, é descontado de todo trabalhador com carteira assinada o equivalente a
um dia de trabalho.

O Sindicato é contra essa cobrança, mas não pode deixar de cobrá-la, pois o imposto sindical foi criado ainda no Governo Getúlio Vargas, em 1939, e só o Congresso pode revogá-lo.

O valor é recolhido pelas empresas na Caixa Econômica e assim distribuído: 60% para os sindicatos, 15% para as federações de trabalhadores, 10% para as centrais sindicais, 10% para o Ministério do Trabalho e 5% para as confederações.

tags
campanha isenção março mensalidade Sindicalização
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0