Encerra nesta sexta-feira, dia 26, o serviço de preenchimento e envio de Imposto de Renda (IRPF) 2019, oferecido na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e na cidade de São Roque. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e os valores são R$ 25 para associados e dependentes e R$ 70 para a comunidade em geral.
Para os moradores da região de São Roque que quiserem mais informações, podem entrar em contato com Waldemar Rodrigues de Camargo, pelos telefones (11) 4784-1719 (fixo) ou (11) 99798-5545 (celular). O atendimento é realizado na rua Honório Mendes de Moraes, nº 88, no bairro Esplanada Mendes (subindo ao lado do Fórum, primeira rua à direita).
Em ambas cidades, o atendimento é por ordem de chegada e não há necessidade de cópia da documentação, apenas apresentação (confira a lista completa abaixo).
O secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, pede os interessados em utilizar o serviço cheguem cedo e com todos os documentos já separados. “Como em outros anos, a última semana tende a ser mais movimentada”, informa.
O prazo de entrega este ano é 30 de abril e, de acordo com a Receita Federal, até às 11h desta segunda-feira, dia 22, 16.595.450 declarações já haviam sido enviadas. Expectativa do órgão é de que 30,5 milhões de contribuintes entreguem o Imposto de Renda.
No SMetal, o serviço de preenchimento da declaração teve início no dia 21 de março e vai até 26 de abril. A sede do Sindicato de Sorocaba fica na rua Julio Hanser, 140, bairro Lageado, próxima à Rodoviária.
Confira abaixo todos os documentos necessários:
• Documentos pessoais do declarante: Título de eleitor; RG; CPF; comprovante atual de endereço com CEP;
• Última declaração de IR entregue (completa).
• Dependentes: Nome completo; Data de nascimento; CPF; informe de rendimentos (caso tenho tido renda em 2018).
• Informes de rendimentos: Comprovantes de salários ou pró-labore; aposentadoria, pensão ou auxílio doença do INSS; Investimentos (aplicações financeiras tributáveis); aluguéis recebidos de bens móveis e imóveis; informe de rendimento do banco de 2018.
• Bens e direitos: Documentos que comprovem a compra ou venda de imóveis (nº do carnê do IPTU, data da assinatura do contrato e da quitação da escritura), veículos (Renavam) e outras posses; extrato de conta bancária (conta corrente, poupança, empréstimos).
• Informações de dívidas e ônus: Empréstimo; financiamentos, dentre outras;
• Comprovantes de despesas: Recibos ou notas que comprovem gastos com educação e saúde.
• Conta bancária: Dados da conta bancária do declarante para fins de restituição ou débito, se houver.
• Outros: CPF do cônjuge; comprovantes de dívidas contraídas ou pagas em 2017; informe de pensão alimentícia; comprovantes de doações ou herança recebida; apuração mensal do imposto no ganho de capital (lucro) com compra e venda de ações.