Os trabalhadores da Hiter Controls, em Sorocaba, aprovaram a proposta de renovação do Banco de Horas da fábrica por mais dois anos, com vigência a partir de setembro de 2020 até agosto de 2022.
O acordo de flexibilização de jornada foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e votado a partir da plataforma eletrônica desenvolvida pela entidade, entre os dias 15 e 16 de setembro.
Dos 97 trabalhadores que fazem parte do acordo e tinham direito a voto, 72 (74,23%) participaram da assembleia eletrônica. 55 deles (76,39%) foram favoráveis à proposta, 12 (16,67%) contrários e outros 5 (6,94%) preferiram se abster.
Segundo o dirigente do SMetal, Alessandro Marcelo Nunes, o acordo dos trabalhadores da Hiter Controls segue os critérios e condições do banco de horas já existente na fábrica e sofreu pequenas alterações. “As alterações foram mais referentes ao prazo para comunicação prévia de mudanças na jornada ou faltas e sobre a vigência do acordo, que passou de um para dois anos”.
Produtora de válvulas para empresas de petróleo e gás, a Hiter Controls ficar no Éden e tem cerca de 90 funcionários.
Assembleia eletrônica
Para evitar os riscos de contágio pela Covid-19 que uma assembleia presencial poderia acarretar, as votações vêm ocorrendo de forma eletrônica, a partir de uma plataforma digital desenvolvida pelo SMetal e a Pandora Soluções.
Essa ferramenta online garante a ampla participação dos metalúrgicos nas tomadas de decisões, de forma democrática, com transparência, sigilo e segurança.