Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgados na quinta-feira, dia 5, apontam crescimento na fabricação de veículos no Brasil de janeiro a março de 2018.
No primeiro trimestre deste ano, a venda de veículos leves registrou aumento de 13,7% em comparação ao mesmo período de 2017. Na venda de caminhões, o crescimento foi maior, de 53,5%. Já quando analisada a produção, houve um aumento de 13,1% de veículos leves e 55,1% de caminhões.
“A produção atual indica que o ano de 2018 deverá ser superior às registradas em 2017 e 2016. Para a região, o fato é muito importante se levarmos em conta o grande número de autopeças que atendem empresas de automóveis e caminhões”, afirma o economista Fernando Lima, da subseção Dieese do SMetal Sorocaba.
De acordo com o secretário-geral da entidade, Silvio Ferreira, o Sindicato tem acompanhado o cenário atual com atenção. “Com o possível aquecimento do setor, queremos retomar algumas pautas reivindicadas pelos trabalhadores que estavam emperradas devido à crise econômica e política no país, como planos de cargos e salários, a valorização do PPR, além de novas contratações em toda a cadeia produtiva”, conclui.