Sorocaba

Prefeitura não envia projeto e vereadores aprovam propostas relacionadas a creches

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira, dia 29, dois projetos de lei, em segunda discussão, que preveem a implantação de programas que beneficiem pais que não conseguem vagas em creches

Jornal Ipanema
Divulgação

Proposta do vereador França (PT), institui o Programa de Auxílio-Creche às crianças não atendidas por creches do município, que seria pago em dinheiro

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira, dia 29, dois projetos de lei, em segunda discussão, que preveem a implantação de programas que beneficiem pais que não conseguem vagas em creches da cidade para os filhos. Ambas as propostas já haviam sido aprovadas em abril, quando o secretário de Educação, José Simões de Almeida Júnior, esteve no Legislativo e afirmou que a prefeitura iria mandar um projeto semelhante.

Após a afirmação do secretário, os vereadores Francisco França (PT) e José Crespo (DEM) se dispuseram a retirar suas propostas assim que o projeto da prefeitura chegasse ao Legislativo. “O secretário de Educação esteve na Casa e prometeu que apresentaria um projeto de mesmo teor, mas que sanasse as possíveis inconstitucionalidades. Mas, até hoje, o prefeito não cumpriu com o que disse o secretário. Como não veio, os nossos retornaram à pauta e foram aprovados”, explicou França.

A aprovação das propostas foi defendida, também, pelo vereador José Francisco Martinez (PSDB), que exerce a função de líder do governo no Legislativo. “Infelizmente, o projeto não veio para cá. São projetos bons e nós precisamos disso para sanar o número de crianças que estão fora das creches”, disse.

Crespo elogiou a atitude do líder. “Martinez é o melhor líder do governo que a cidade já teve. Ele defende o governo, mas nem sempre alguns prepostos do prefeito. Nem sempre a posição do prefeito e de seus assessores é a melhor para a cidade. A solução para esse problema, em Sorocaba, é Bolsa Creche. Mas, o Executivo nunca moveu uma palha, só fez promessas”, declarou.

A proposta de França institui o Programa de Auxílio-Creche às crianças não atendidas por creches do município, que seria pago em dinheiro. Já o projeto de Crespo prevê a criação de convênios entre instituições particulares e o Executivo, para sanar a defasagem de vagas. Ambas as medidas seguem para sanção ou veto do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).

Parecer

Os parlamentares derrubaram, também, o parecer de insconstitucionalidade ao projeto de lei do vereador Rodrigo Manga (PP), que prevê a instalação de postos de atendimento de primeiros socorros nos terminais de ônibus da cidade.

Defendida pela maioria dos vereadores, com a derrubada do parecer, a proposta deve entrar em pauta, em breve, no Legislativo.

Entre os projetos aprovados, estavam ainda os dos vereadores Anselmo Neto (PP) e Martinez, que preveem a implantação de aparelhos de ginástica adaptados às pessoas com deficiência, nas praças de Sorocaba. Ambos seguem para sanção do prefeito Pannunzio.

tags
Benefício cidade crianças Educação pais que trabalham vaganas creches da cidade de sorocaba vagas
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0