A Prefeitura de Sorocaba fechou na tarde desta segunda-feira (28) o reajuste dos servidores municipais em 8% e colocou fim à greve, após aceitação por parte da categoria, durante assembleia no Paço Municipal. A proposta inicial era de 3,5%.
De acordo com a proposta, os funcionários vão receber 3% de reajuste retroativo a janeiro, em abril. Uma folha complementar será feita para o pagamento do salário até o dia 15 de abril, sendo que 3% serão pagos em agosto e outros 2%, em outubro.
Durante o encontro para assinar a proposta, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio lembrou que a crise que passa o Brasil. “Não podemos ignorar a realidade.” Pannunzio coloca que aprendeu que a política é estender os limites do possível: “Foi isso que fizemos aqui. Se não tivéssemos essa situação no País todo, poderíamos dar um reajuste maior”.
A nova proposta de reajuste só foi possível a partir do apoio da Câmara de Sorocaba, por meio do presidente do Legislativo, José Francisco Martinez. “Martinez se comprometeu a devolver sempre que possível o duodécimo que a Prefeitura encaminha para Câmara”, comenta o prefeito.
Também ficou acordado que não haverá desconto dos dias parados dos funcionários que participaram da greve, desde que sejam repostos os dias de paralisação, observando os respectivos plantões. Além de manutenção dos direitos já conquistados, como cestas básicas e demais vantagens.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Salatiel dos Santos Hergesel, disse que o valor não foi ideal. “O que nós conseguimos foi uma proposta melhor do que já tínhamos”, diz Salatiel.
Participaram das negociações os secretários João Leandro da Costa Filho (Governo e Segurança Comunitária), Roberto Juliano (Administração), Edsom Ortega (Gestão e Planejamento) e Aurilio Caiado (Finanças). Também estavam presentes na assinatura do acordo o presidente da Câmara, José Francisco Martinez, e o líder do governo no Legislativo, vereador Anselmo Neto.
Um projeto do substitutivo será encaminhado à Câmara para ser votado nesta terça-feira (29), em sessões extraordinárias.