Educação

Prefeitura divulga estudo sobre déficit de vagas em creches de Sorocaba

A lista de espera por vagas em creches em Sorocaba tem 3.500 nomes, segundo informações da Prefeitura aos deputados Hamilton Pereira (PT), Carlos Cezar (PSB) e Maria Lúcia (PSDB)

Imprensa SMetal
Assessoria Hamilton
Reunião entre representantes da prefeitura e deputados aconteceu na segunda-feira, dia 3

Reunião entre representantes da prefeitura e deputados aconteceu na segunda-feira, dia 3

Segundo dados da Prefeitura, Sorocaba possui hoje 9.036 crianças matriculadas em creches, com uma lista de espera de 3.500 vagas. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira, dia 3, pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Maria Inês Pannunzio, e pela Secretária Municipal de Educação, Dulcina Guimarães Rolim, aos deputados estaduais Hamilton Pereira (PT), Carlos César (PSB) e Maria Lúcia Amary (PSDB).

O vereador Pastor Apolo (PSB) também participou da reunião como representante do deputado federal Jefferson Campos (PSD).

Segundo a assessoria do deputado Hamilton, o estudo concluiu que os bairros com maior demanda de vagas em creches são Júlio de Mesquita, São Guilherme e Vila Formosa. “Ainda este ano devemos entregar 16 creches, sendo que duas estão praticamente prontas para iniciarem as atividades”, explicou Maria Inês durante a reunião.

Essas 16 unidades foram compromissos firmados pela administração anterior junto ao Ministério Público, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na qual se comprometeu a atender todas as crianças de 0 a 5 anos da cidade que necessitassem de vagas em creches públicas. Atualmente, Sorocaba conta com 55 creches.

A Secretária de Educação informou os parlamentares que esses e outros dados resultantes de um censo realizado sobre o assunto ainda serão apresentados oficialmente à imprensa e aos vereadores na Câmara Municipal.

Izídio de Brito Correia (PT), um dos vereadores que mais tem atuado na questão das creches, recentemente pediu a realização de uma audiência pública para discutir o déficit de vagas em creches da cidade. O pedido foi feito via requerimento no último dia 23 e foi aprovado pela Câmara.

Na região com a secretária e a presidente do Fundo Social, que também é a primeira-dama do município, “os deputados se colocaram à disposição para somar forças em prol do direito da criança à creche”, afirma nota à imprensa enviada pela assessoria do deputado Hamilton.

“Para Hamilton, essa ação é muito importante já que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, educação é direito de qualquer pessoa desde o seu nascimento, e qualquer ajuda é bem vinda”, afirma a assessoria do parlamentar petista.

Governo Federal

Durante a reunião com os deputados, a primeira-dama de Sorocaba elogiou as ações do Governo Federal, que atualmente tem investido em programas para a primeira infância, entre 0 e 3 anos. “Grande parte das creches que serão entregues até o final deste ano tem repasse de verba a partir de convênio firmado com o Governo Federal (Programa Proinfância)”, observou.

Questionada por Hamilton sobre qual a previsão de tempo para a entrega de uma unidade educacional, a secretária de Educação informou que, em média, entre a licitação e início das atividades, leva-se um ano e meio. “Infelizmente, enquanto passa esse tempo, muitas mães ficam impossibilitadas de trabalhar e as crianças não tem seu direto garantido à educação”, afirma o deputado.

Imprensa SMetal com informações da Assessoria do deputado Hamilton Pereira (PT)

tags
crianças defcite educação creches escola mães sindicato trabalho vagas
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0