Regularização

Prazo para regularizar título termina dia 25 de abril

Os eleitores sorocabanos que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições compareçam aos cartórios eleitorais para regularizar a situação até o dia 25 de abril

Jornal Cruzeiro do Sul
ALDO V. SILVA
Maria Aparecida esteve no cartório regularizando sua situação

Maria Aparecida esteve no cartório regularizando sua situação

A Justiça Eleitoral espera que 5.739 pessoas – dentre os 427.542 eleitores sorocabanos – que não votaram e não justificaram a ausência nas últimas três eleições compareçam aos cartórios eleitorais para regularizar a situação até o dia 25 de abril. Desde a convocação feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), há dois meses, apenas 379 eleitores cadastrados nas seis zonas eleitorais da cidade foram até os cartórios para regularizar a situação.

A aposentada Maria Aparecida Barreiro Vieira, 56 anos, está entre os que responderam o chamado do TRE. Ela conta que não conseguiu participar dos últimos três processos eleitorais porque há seis anos descobriu ser portadora de diabetes e, por causa da doença, ficou por diversas vezes internada.

“Foram anos vivendo alguns dias em casa e meses no hospital”, relata a aposentada, comentando que na eleição do ano passado passou por uma cirurgia de osteomielite do crânio – uma infecção óssea causada por bactérias ou por fungos. E que ficou de recuperação da operação até fevereiro deste ano.

Para regularizar a situação, Maria compareceu ao cartório eleitoral que fica na Praça da Maçonaria, no Mangal, com o título de eleitor e um documento com foto.

Pelas três eleições sem votar, a aposentada pagou uma multa de R$ 10,53. Segundo a chefe da 137º zona eleitoral, Laurinda Ana de Negreiros, o boleto é emitido na hora e o eleitor, após pagar o débito com a Justiça Eleitoral na rede bancária, deve retornar ao cartório. “Com a taxa paga a gente dá baixa no sistema e libera o título para o eleitor”, diz Laurinda. Ela explica que apenas os eleitores em falta há três eleições com a Justiça Eleitoral podem perder o título se não regularizá-lo até o dia 25 de abril. Já os eleitores que apenas não puderem comparecer às urnas na última eleição, por exemplo, não correm o risco de ter o título cancelado, porém, caso não tenham justificado a ausência no prazo de 60 dias depois do pleito, devem regularizar o documento e pagar uma multa R$ 3,51 por turno. Em caso de pessoas que estão no exterior, a partir da data de chegada delas ao país, elas precisam comprovar, através do passaporte, que estavam fora do Brasil.

De acordo com Laurinda, as pessoas que têm o título de eleitor invalidado, entre várias restrições, podem ser impedidas de prestar concurso público, solicitar empréstimos e tirar passaporte. O cartório eleitoral atende das 12h às 18h de segunda a sexta-feira.

Notícia publicada na edição de 03/04/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno A http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=464296

tags
eleitor justiça eleitoral passaporte Prazo título de eleitor Votação
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0