De setembro de 2013 até abril deste ano, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou alta de 5,37%. O levantamento elaborado pela subseção do Dieese Metalúrgicos de Sorocaba, divulgado nesta quarta-feira, dia 8.
O período analisado demonstra exatamente a perda salarial da categoria metalúrgica no mesmo período da campanha salarial 2013. Isso porque a data-base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, assim como os demais sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM/CUT), é 1º de setembro.
Considerando os últimos doze meses, o índice acumulado ficou em 7,16% Segundo o levantamento, apenas no mesmo período da Campanha de 2011, a inflação acumulada era superior à verificada em 2013.
De acordo com o economista Fernando Lima, coordenador do estudo, os motivadores do aumento do índice foram os produtos alimentícios que subiram 0,97% enquanto os não alimentícios ficaram com 0,43%. Em março os resultados haviam sido 1,16% e 0,36%, respectivamente.