Sorocaba

Paralisação e greve na USFCar alertam para os riscos da PEC 55

Calendário unificado ajudou a organizar a ação

Redação
Leitor

Panfletagem sexta (11) no Terminal Santo Antonio

Os Sindicato dos Professores e dos Técnicos Administrativos e estudantes da UFSCar Sorocaba protestaram, na sexta-feira, dia 11, contra a PEC 55 (antiga PEC 241), que congela os gastos da União por 20 anos.

A manifestação faz parte do calendário de protestos da entidade. Os técnicos administradores estão em greve desde a última sexta. A proposta é manter a ação até o dia 13 de dezembro, quando está prevista a votação da PEC 55 no Senado.

No mesmo dia os professores realizaram uma paralisação e programaram outra parada para o dia 25 de novembro. A paralisação também teve adesão dos alunos da UFScar.

Os manifestantes distribuíram materiais e conversaram com a população em frente ao Terminal Santo Antônio para explicar o motivo da paralisação.

Segundo o professor da instituição, André Cordeiro, se a PEC for aprovada o campus UFSCar de Sorocaba será afetado. “Nos últimos anos, a maioria dos recursos que bancaram a universidade foram federais. Tínhamos o planejamento de abrir novos cursos. Porém, com a PEC isso será inviável”.

A partir de sexta, 11, os técnicos administrativos da universidade estão em greve até o dia da votação em segundo turno da PEC 55 no Senado, prevista para acontecer no dia 13 de dezembro.

A estudante de pedagogia Ana Bertolucci disse que acha importante a unificação dos três segmentos da universidade para barrar os retrocessos. “É só assim que vamos conseguir”, comenta.

Clique aqui e saiba mais sobre a PEC 55 (antiga 241)

tags
11 de novembro 2016 Greve Geral paralisação UFSCar Sorocaba
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0