As oito publicidades veiculadas em outdoors distribuídos por Sorocaba para protestar contra a lei da terceirização foram cobertas por folhas brancas. A ação ocorreu anteontem pelas empresas Clear Channel e BR Outdoor, proprietárias dos espaços. Os anúncios, feitos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, criticavam as posturas dos deputados federais Jefferson Campos (PSD) e Vitor Lippi (PSDB) por terem votado a favor do projeto 4330.
Segundo o vice-presidente do sindicato, Tiago Almeida do Nascimento, a atitude pode ser considerada como um ato de censura. Isso porque a entidade contratou ao mesmo tempo mais oito pontos de outdoor, sem a crítica ao posicionamento dos deputados, e esses locais não foram cobertos pelos papéis brancos. Nascimento não descartou a possibilidade de o sindicato acionar judicialmente as duas empresas em busca de ressarcimento financeiro e danos morais. A entidade também pretende produzir uma nova campanha, sem as imagens dos deputados, mas com a mesma abordagem. “Caso as empresas recusem, poderemos pedir um mandado judicial para que cumpram o que foi contratado”, diz.
As propagandas foram colocadas nos outdoors na segunda-feira, conforme contrato entre o sindicato e as empresas. Dois dias depois, todos os painéis foram tampados. Três painéis da empresa Clear Channel, cobertos pelo papel branco, ficam nas avenidas Afonso Vergueiro, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e Dom Aguirre, ao lado da alça da rodovia José Ermírio de Moraes. Os cinco da BR Outdoor estão distribuídos na avenida Itavuvu, na avenida Independência, na avenida Brasil, alça de acesso da rodovia Raposo Tavares com a avenida Pereira Inácio e esquina das ruas 15 de Agosto e Ubirajara.
De acordo com o gerente regional da Clear Channel, André Fonseca, a recusa em fixar a publicidade pela empresa se dá por conta de uma política interna da marca. Os representantes do BR Outdoor foram procurados, mas não comentaram o assunto. O deputado federal Jefferson Campos, por meio de sua assessoria de imprensa, negou ter pedido tapar o anúncio do outdoor. Já o deputado Vitor Lippi nega qualquer envolvimento com o ocorrido e prefere não se manifestar a respeito da nota emitida pelo sindicato.