Uma comitiva de representantes da Toyota esteve na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba na tarde do último dia 15 para apresentar à direção sindical o novo presidente da montadora de veículos no país, Koji Kondo.
Kondo assumiu o comando nacional da montadora no dia 1º de janeiro. Antes, era diretor industrial da planta de São Bernardo do Campo. O antecessor do novo presidente era Shunichi Nakanishi, que estava no cargo desde 2011.
Além do presidente da Toyota no Brasil, a comitiva de representantes da empresa foi formada por Vinícius Soares, chefe de Recursos Humanos da montadora em Sorocaba; Percival Donato Maiante, diretor de Recursos Humanos; e Raquel Laranjeira, chefe do departamento de Relações Trabalhistas.
Pelo Sindicato dos Metalúrgicos participaram o presidente da entidade, Ademilson Terto da Silva; e o vice-presidente, João de Moraes Farani.
De acordo com Percival, além de apresentar Kondo, a visita ao Sindicato teve como objetivo “cultivar os princípios de comunicação aberta e confiança mútua” entre a montadora e a representação sindical dos trabalhadores.
O presidente do Sindicato também avaliou como “muito positiva” a visita da direção da Toyota. “A presença do novo presidente da Toyota do Brasil é um gesto de valorização do diálogo para resolver conflitos entre capital e trabalho. Reconhecemos isso e agradecemos a gentileza da visita”, afirma Terto.
Farani afirmou que as melhorias nas condições de trabalho, principalmente em relação à ergonomia, também foram pauta da conversa com o empresário.