Todos os metalúrgicos de empresas do Grupo 3 (autopeças, forjarias e fábricas de parafusos) estão convidados para uma assembleia sobre a campanha salarial nesta quinta-feira, dia 6, às 18h, na sede do Sindicato em Sorocaba.
Ao contrário do que algumas empresas vêm divulgando, ainda não há acordo estadual firmado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e o Grupo 3.
Na semana passada, representantes do Sindicato local estiveram em São Paulo, juntamente com outros sindicatos da FEM/CUT, e fizeram uma pré-assinatura.
No entanto, essa pré-assinatura de Sorocaba só terá validade se a proposta de acordo for aprovada em assembleia nesta quinta. O Sindicato possui documento jurídico estabelecendo essas condições.
Acordos por fábrica
Outra informação importante é que a eventual assinatura de um acordo estadual não prejudica em nada os acordos locais firmados por fábrica. Em resumo: vale sempre o acordo mais vantajoso para os trabalhadores (local ou estadual).
Mesmo os metalúrgicos do G3 em empresas que já têm acordos (como ZF, Schaeffler, Dana, entre outras) estão convidados para a assembleia. Além dos reajustes salariais, serão discutidas também as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho, que terá validade inclusive para os acordos locais.