Na semana em que o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) está recepcionando uma delegação de cinco trabalhadoras metalúrgicas de Moçambique. Elas chegaram ao país no domingo, dia 17, e participam de uma série de atividades de intercâmbio ao longo de toda semana.
A delegação é composta por Inocência Ernesto Tembe, do Sindicato dos Metalúrgicos de Moçambique e Coordenadora do Comitê Nacional da Mulher, e pelas trabalhadoras Margarida Raul Caza, Carla Thomaz Guambe, Sandra Maria Monjane e Ana Vanessa de Figueiredo Bernardo.
Nesta segunda-feira (18), elas estiveram no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP) e participaram de um dos módulos do curso sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana. Conheceram também a sede da entidade e as instalações da TVT (TV dos Trabalhadores).
Formação de lideranças
A visita faz parte do Projeto de Cooperação Internacional de Formação de Mulheres Metalúrgicas em Moçambique, desenvolvido em parceria entre a CNM/CUT, a IndustriALL Global Union (a entidade internacional que representa os metalúrgicos, químicos e têxteis), o UNIFOR (sindicato canadense dos metalúrgicos e trabalhadores de vários setores) e pelo SINTIME (Sindicato Nacional dos/as Trabalhadores/as nas Indústrias Metalúrgica, Metalmecânica e Energia de Moçambique).
O projeto foi concebido para formar um grupo de liderança de mulheres metalúrgicas, reforçar a cooperação e articulação das mulheres entre os comitês regionais e internacionais de Moçambique, além de estreitar os laços de cooperação e solidariedade entre as entidades envolvidas.
Entre 2012 e 2013, foram realizados cinco encontros em Moçambique, com dirigentes da CNM/CUT coordenando a troca de experiências entre metalúrgicas desses dois países. Os temas abordados foram: as mulheres e o movimento sindical; a participação política das mulheres; gênero e direitos humanos e negociação coletiva.
Consciência Negra
Nesta terça-feira, dia 19, junto com trabalhadores da base do ABC as cinco moçambicanas participarão do curso de formação “Trabalho e Cidadania”, desenvolvido pelo Sindicato e que acontece na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo (SP). Também se reunirão com a direção da Confederação, para conhecer a estrutura organizativa dos metalúrgicos cutistas e as ações sindicais relativas a gênero e formação.
Já na quarta-feira, dia 20, Dia da Consciência Negra, a delegação participará de atividades sobre o tema, com Paulo Cayres, presidente da Confederação, Marli Melo, secretária de Mulheres, e Christiane Aparecida, secretária da Igualdade Racial.
Ainda na programação, as moçambicanas visitarão o Comitê Sindical da Flextronics, em Sorocaba (SP), na quinta feira (21), e também a sede nacional da CUT, em São Paulo SP, na sexta. No sábado, elas retornam para seu país.