Votação online

Na internet, Plebiscito soma mais de 1,5 milhão de votos pelo SIM

Resultado final deve ser divulgado no próximo dia 24; comissão organizadora considera que a campanha foi vitoriosa apesar do "muro de silêncio" montado pela grande mídia, que não informou ao público

Brasil de Fato
Reprodução

Mais de 40 mil urnas foram instaladas por todo território nacional

Denominada Semana da Pátria, entre os dias 1º e 7 de setembro, mais de 40 mil urnas foram instaladas por todo território nacional para a votação do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Após uma intensa mobilização, nesta terça-feira, dia 9, a Secretaria Operativa Nacional divulgou nota com os primeiros resultados do processo.

Foram 1.744.872 votos de pessoas em todo o País na votação pela internet (via online). Destas 96,9% (1.691.006) votaram SIM à Constituinte, e 3,1% (53.866) votaram NÃO. As urnas físicas ainda estão em processo de contagem.

“O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de setembro, em Coletiva de Imprensa. […] Em seguida, ainda sem data definida, entregaremos os resultados do Plebiscito Popular aos três poderes: Presidência da República (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário), como forma de pressionar, especialmente o Congresso, por um Plebiscito Oficial com o mesmo tema do Plebiscito Popular”, diz a nota.

Muro de silêncio

A nota divulgada ainda ressalta a positividade da campanha ao envolver artistas, intelectuais, lideranças sindicais e populares, além de voluntários nas atividades. Para eles, a campanha foi vitoriosa “apesar do ‘muro de silêncio’, propositalmente montado pela grande mídia, o que só reforça a nossa posição pela democratização dos meios de comunicação no Brasil”.

tags
Constituinte Exclusiva Plebiscito Popular Reforma Político Soberana do Sistema Político
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0