Motoristas aprovam reajuste e greve no transporte é cancelada

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região conquistou na noite desta quarta-feira, dia 27, reajuste salarial de 10,53% e cancelou paralisação no transporte coletivo urbano da cidade

Imprensa SMetal com informações do Sindicato dos Rodoviários
Fabiana Caramez

Trabalhadores aprovam, por unanimidade, reajuste de 10,53%

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região conquistou na noite de ontem, dia 27, reajuste salarial de 10,53% e cancelou greve no transporte coletivo urbano, prevista para esta sexta-feira, dia 29. Do aumento aprovado em assembleia, 9% deverá valer a partir de 1º de maio, data-base da categoria, e 1,40% em 1º de novembro.

O rejuste conquistado eleva o piso salarial do motorista para R$ 3.057,13 em maio e R$ 3.100 em novembro e o do agente de bordo para R$ 1.079,05 em maio e R$ 1.094,15 em novembro.

O acordo aprovado garante ainda tíquete-refeição no valor de R$ 18 a partir de junho e de R$ 19 a partir de novembro (atualmente o tíquete é de R$ 17); aumento na participação nos lucros e resultados (PLR) de R$ 1.000 para R$ 1.300; concessão de cesta de Natal; contratação de 14 agentes de bordo por empresa (STU e CS) até abril de 2016; manutenção de todas as demais cláusulas do acordo coletivo de trabalho 2014-2015, como cesta básica, plano de saúde familiar, prêmio por tempo de serviço (PTS), seguro de vida.

Outra reivindicação da categoria que foi atendida nesta data-base é referente ao abuso de multas administrativas e de trânsito. As empresas e a Urbes – Trânsito e Transportes comprometeram-se a rever multas já aplicadas e a orientar seus fiscais e amarelinhos a evitar os abusos.

“Mais uma vez, a unidade da categoria e a participação em massa nas assembleias garantiram a conquista de reajuste salarial acima da inflação e, até o momento, o maior do setor rodoviário do País”, comemora Paulo João Estausia, presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região.

“Nós sabemos que a luta sindical é justa e também árdua. Parabenizamos os trabalhadores pelo reajuste conquistado, o maior para a categoria”, exalta o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva.

O acordo aprovado que põe fim à campanha salarial do setor urbano de Sorocaba e Votorantim foi fruto de negociação entre o Sindicato e representantes das empresas Sorocaba Transportes Urbano (STU) e Consórcio Sorocaba (CS), realizada na tarde de ontem, na sede da entidade.

Entre motoristas, agentes de bordo e funções de apoio do setor urbano de Sorocaba e de Votorantim, o Sindicato representa mais de dois mil trabalhadores e trabalhadoras.

Campanha Salarial Condutores greve do transporte paulo estáusia reajuste salarial Sindicato dos Rodoviários Trabalhadores do transporte transporte