O presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM/CUT), Erick Silva, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, se reuniram com o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto, para debater a realização da próxima etapa do evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro” na cidade. A previsão é que a atividade aconteça em maio.
Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, e o Relações Institucionais da Toyota, Thiago Yoshiaki Lopes Sugahara, além do secretário de Administração e Finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento.
O evento “Híbrido Etanol: O Motor do Futuro” traz para o centro do debate a necessidade de uma nova tecnologia de energia limpa para automóveis, conforme explica Erick Silva. “Trata-se de uma tecnologia híbrida, a base de etanol, que pode ser desenvolvida nacionalmente, gerando emprego tanto em pesquisa quanto em toda uma cadeia produtiva, de forma direta e indireta. Temos a capacidade de sair na frente e transformar essa proposta numa importante política para o desenvolvimento”, enfatiza ele.
Duas edições do evento já foram realizadas, uma em Araraquara e outra virtual. Para Leandro Soares, Sorocaba precisa estar inserida nessa discussão. “Nossa cidade é um dos mais importantes polos industriais do estado de São Paulo. Grandes empresas estão, especialmente quando falamos do setor automotivo, que tem a montadora Toyota e toda uma rede de sistemistas, que geram milhares de empregos. Nesse sentido, precisamos nos unir ao poder público para debatermos como será o futuro, pensando principalmente em criar uma tecnologia que preserve o meio ambiente, proteja os empregos e que gere mais postos de trabalho”.
Ele completa que a intenção é realizar o evento em parceria com a prefeitura no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). “O PTS é um importante centro de desenvolvimento e fomento de novas tecnologias e será fundamental termos essa discussão localmente, envolvendo todos os atores possíveis. Como Sindicato, nosso compromisso é também ser propositivo, buscando a construção de políticas e tecnologias que tragam investimentos e, consequentemente, gere emprego na cidade e na região”.
Híbrido etanol
O Brasil, que há décadas já utiliza o etanol como combustível limpo, é classificado como a primeira economia sustentável com base em biocombustíveis do mundo e seu etanol de cana-de-açúcar é considerado o combustível alternativo mais bem sucedido até o momento. Entretanto, a indústria automobilística global passa atualmente por uma de suas maiores reinvenções e caminha para um futuro dominado pelo carro elétrico. A novidade, que norteará o encontro, é o desenvolvimento de veículos híbridos elétricos com propulsor a combustão flex ou movido exclusivamente a etanol.
A ideia envolve um sistema híbrido, composto por um motor a etanol associado a um elétrico, e as perspectivas da célula de hidrogênio. Assim, esses veículos não teriam a necessidade de serem carregados na tomada e teriam a vantagem de ter uma pegada de carbono menor do que a dos veículos somente elétricos, desde a fabricação até o descarte, o que seria de extrema relevância no atual momento em que a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades exigidas pelo mercado.
Sobre o evento
O evento “Híbrido Etanol: o Motor do Futuro” é organizado pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa em Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados (CEMPEQC).