Os moradores do bairro Jardim Simus, na zona oeste de Sorocaba, reclamam do descaso da Prefeitura em relação aos terrenos que acumulam entulhos e a falta de canalização do córrego que atravessa o bairro.
A dona de casa Luciana Felisberto da Silva relata que a filha, de 15 anos, foi picada por um escorpião nesta semana. A adolescente estava no quarto quando sentiu que havia sido ferida pelo animal e avisou a mãe que a levou ao pronto atendimento para avaliação médica e em seguida foi liberada, mas de acordo com a mãe, sente muitas dores no local da picada.
Para Luciana um dos principais problemas está na falta de cuidados dos terrenos e de tratamento de um córrego que fica próximo de sua casa.
“A gente tá sempre passando por isso aqui nesse bairro, é muita sujeira, tem o córrego sem tratar, agora é minha filha que foi picada, mas além de um cachorro com o qual gastamos um dinheirão por causa de escorpião, tivemos um caso de um menino que quase morreu “afirma
Luciana.
Outra moradora do bairro, a aposentada Elenilde Rosa, conta que há dois meses, o neto de três anos que mora com ela foi picado dentro de casa enquanto brincava na cozinha. Ao perceber que se tratava de um escorpião ela o capturou e colocou em um frasco. Em seguida, levou o menino ao Pronto atendimento da Zona Oeste, onde ele foi avaliado por médicos que o encaminharam ao hospital Regional de Sorocaba. “Ele vomitou muito, teve falta de ar, quase desmaiava, quando foi transferido ao Pronto Socorro do hospital Regional, ele teve que tomar o soro antídoto” conta Elenilde.
A infestação de escorpiões tem feito com que os moradores evitem deixar as crianças próximas aos terrenos, fazem uso de inseticidas e até mesmo galinhas. ” As galinhas eu comprei porque depois que meu menino foi picado soube que elas comem escorpiões”, afirma Elenilde.
Problema antigo
O Jardim Simus sofre com esse problema há anos, de acordo com as informações dos moradores. A falta de fiscalização e de cuidados com os terrenos do bairro também foi motivo de casos de dengue no ano de 2015. “Os donos dos terrenos não aparam o mato, e o pessoal acaba jogando entulho lá, nós só queremos que a prefeitura tome uma providência ” denuncia Elenilde.
De acordo com a Divisão Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) via assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba, o bairro Jardim Simus precisou de três atendimentos referentes a escorpiões. Quando acionados, os agentes orientam a população para a medida de controle e como evitar acidentes.
Quanto à área onde ocorre esse registro, o Área de Fiscalização da Secretaria da Fazenda (SEF) é acionada para constatar a situação no local indicado. Se tratando de área pública, a limpeza depois é realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp); se o terreno particular, o proprietário é notificado.
O prazo para o proprietário do imóvel cumprir a intimação é de 15 dias, a contar do recebimento. Depois disso, caso não realize a limpeza, o proprietário será multado conforme prevê a legislação. Caso não atenda à intimação, o mesmo é multado.
Prevenção
Para evitar o aparecimento de escorpiões, a “Zoonoses” orienta o morador a manter quintais e jardins limpos, retirar folhas secas e deixar os gramados bem aparados; não jogar lixo ou entulho em córregos e terrenos baldios; limpar o mato alto em torno do imóvel, deixando um cinturão de 02 metros; manter fechadas e bem vedadas as caixas de inspeção elétrica e de gordura; as pilhas de materiais de construção devem ser movidas de lugar a cada 15 dias, para impedir os escorpiões de se alojarem no local; e rebocar muros e paredes.