Após pressão dos trabalhadores da Senior, que realizaram um protesto de duas horas na porta da fábrica na semana passada, a empresa se comprometeu a iniciar as negociações e apresentar uma proposta de Programa de Participação nos Resultados (PPR) até a próxima terça-feira, dia 2 de julho.
O compromisso de construir uma proposta na matriz foi negociado entre dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a Comissão de PPR em reunião com representantes da Senior, em Araçariguama, nesta segunda-feira, dia 24, e levado para aprovação dos trabalhadores no mesmo dia.
Segundo João Farani, dirigente do SMetal, os metalúrgicos decidiram dar o voto de confiança à empresa e aprovaram aguardar o começo das negociações até semana que vem.
“A mobilização e união dos trabalhadores foram imprescindíveis para o avanço das negociações. Agora vamos aguardar uma semana para que a empresa abra às negociações e apresente uma proposta que atenda aos anseios dos funcionários”, assegurou.
De acordo com ele, antes do protesto da última terça-feira, 18, representantes da empresa afirmavam que só poderiam começar a negociar um possível acordo de PPR a partir de setembro, “mas sem nenhuma garantia de efetivação”. Ano passado, a primeira parcela foi paga em 15 de agosto.
A Senior fabrica peças para indústrias automotivas, é de matriz britânica, tem aproximadamente 140 trabalhadores e fica no Distrito Industrial de Araçariguama.