Dirigentes sindicais metalúrgicos de várias cidades do Rio Grande do Sul estiveram em Sorocaba na quinta-feira, 27, para conhecer o modelo de organização sindical da categoria, que tem como base de atuação os comitês sindicais de empresa (CSE).
Em reunião com a direção do sindicato de Sorocaba, os dirigentes gaúchos ouviram explicações e fizeram perguntas sobre o sistema eleitoral que legitima os CSEs, sobre a rotina de atuação dos membros dos comitês e sobre as pautas de reivindicações que os sindicalistas locais costumam tratar com as empresas.
Também no dia 27, os metalúrgicos do Rio Grande do Sul também visitaram a empresa Flextronics, onde conversaram com a direção da fábrica e com um membro do comitê sindical na empresa, Valdecir Silva. O assunto foi a forma de diálogo entre a Flex e o representante interno dos trabalhadores.
Acompanhados de membros da executiva do SMetal e diretores da empresa, os dirigentes gaúchos também conheceram as células de produção de computadores, impressoras e leitoras de cartão da Flex. Nas células visitadas, os funcionários da Flex produzem para as marcas Hewlett Packard (HP) e da Cielo.
Antes de vir a Sorocaba, os metalúrgicos do Rio Grande do Sul estiveram no sindicato da categoria no ABC.
As visitas foram promovidas pela Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, filiada à CUT; e pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM).