Sistemista da Toyota

Metalúrgicos da Faurecia protestam em busca de diálogo e melhorias

Durante o protesto, que durou cerca de duas horas, representante da matriz entrou em contato com o SMetal agendando reunião para esta quarta-feira, 13; metalúrgicos reivindicam melhorias no PPR e no vale-alimentação

Foguinho/Imprensa SMetal
A Faurecia é a 7ª maior fornecedora automotiva do mundo; planta de Sorocaba tem oito trabalhadores, é responsável pela separação de escapamentos para a Toyota

Para pressionar a empresa Faurecia, sistemista da Toyota, a dialogar sobre melhorias na fábrica, os trabalhadores realizaram um protesto, parando a linha de produção por duas horas, na manhã desta quarta-feira, dia 13. Entre as principais pautas estão: negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) desvinculada da matriz de Limeira; aumento no vale-refeição; desjejum; setup salarial e transparência sobre o futuro da fábrica.

De acordo com o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Alessandro Marcelo Nunes, a insatisfação diante à falta de diálogo e descaso dos patrões perante as reivindicações dos trabalhadores é antiga. “Esses metalúrgicos querem ser valorizados, mas o sentimento é de abandono. Realizar o protesto foi a maneira encontrada de demonstrar que estamos cansados dessa situação e que queremos sentar e negociar melhorias”, disse.

Durante o protesto, um representante da empresa entrou em contato com o dirigente e agendou uma reunião para a manhã desta quarta-feira, 13. De acordo com Marcelo, o Sindicato e os trabalhadores preparam uma pauta com propostas a serem debatidas com a metalúrgica.

“Além do PPR, queremos negociar também o reajuste do vale-refeição, que está bastante defasado, equiparação salarial com Limeira e o fornecimento de desjejum. Queremos também esclarecer alguns boatos de que, a partir do ano que vem, a empresa não irá mais fornecer os escapamentos para a Toyota, informação que tem causado incertezas e angústias a esses pais de famílias de como será o futuro. Esperamos conseguir tirar todas essas dúvidas e conquistar avanços para os trabalhadores”, enfatiza o dirigente.

Sobre o PPR, Marcelo conta que o intuito é negociar um Programa condizente com a realidade dos metalúrgicos da planta de Sorocaba. “No PPR do ano passado, por exemplo, os trabalhadores foram surpreendidos com o desconto de quase mil reais na segunda parcela porque, segundo a fábrica, a produção da matriz não atingiu uma meta específica, que não tem qualquer relação com Sorocaba. Por isso, nosso objetivo é negociar metas e indicadores reais, que sejam compatíveis com a função desses trabalhadores”, explica.

Segundo o dirigente, faz alguns anos que o Sindicato de Sorocaba tenta desvincular as negociações com a matriz de Limeira. Porém, a empresa nunca atendeu o pedido e sequer deu qualquer satisfação. “Com o protesto conseguimos chamar atenção da matriz e esperamos que, a partir de agora, essa postura mude. O SMetal sempre esteve aberto ao diálogo, mas para isso, é necessário que o outro lado também esteja disposto a negociar”, conclui.

A Faurecia é uma multinacional francesa e é a 7ª maior fornecedora automotiva do mundo. A planta de Sorocaba tem oito trabalhadores, é responsável pelo fornecimento e separação de escapamentos para a Toyota e fica na nova zona industrial.

dialogo escapamento Faurecia matriz melhoria metalúrgico negociação plr PPR programa protesto reivindicação sistemista vale-alimentação