Os metalúrgicos da região de Sorocaba aprovaram, na noite desta quinta-feira, dia 14, a pauta de reivindicações para a campanha salarial da categoria este ano.
O documento contém exigências como a reposição das perdas causadas pela inflação nos vencimentos dos trabalhadores e aumento real de salários.
A inflação acumulada desde a última data-base da categoria, em setembro do ano passado, está estimada em 7,5%.
Além de reposição das perdas e aumento real, a categoria reivindica valorização dos pisos salariais em fábricas de todos os portes; Licença Maternidade de 180 dias; Ampliação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva da categoria; Organização Sindical no Local de Trabalho e Jornada de 40h semanais, sem redução no salário.
A pauta será entregue aos empresários, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, na manhã desta quinta, 21 de julho, na sede da entidade, na avenida Paulista, capital.
O Sindicato em Sorocaba é filiado à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM, que agrega 250 mil metalúrgicos de 14 sindicatos no estado de São Paulo e vai coordenar as negociações coletivas da categoria.
Na região de Sorocaba, a categoria é formada por 44 mil metalúrgicos.