Os metalúrgicos do grupo Schaeffler, em Sorocaba, contavam com a votação, nesta terça, dia 7, de uma proposta de calendário anual de trabalho, com jornada semanal de 42 horas e folgas aos sábados e feriados prolongados. O pessoal do 1º turno, às 6h, aprovou a proposta em assembleia sindical na porta da empresa. Mas parte do setor administrativo ignorou a assembleia na fábrica, inviabilizando a votação.
Os turnos seguintes votaram e aprovaram a proposta. Mas o acordo só poderá ser assinado após votação de todas as turmas.
“Essa parcela do escritório acha que ofende ao Sindicato, mas está prejudicando os próprios companheiros. A proposta inclui saídas antecipadas para atender pedidos de estudantes do turno administrativo”, afirma Valdeci Henrique da Silva, secretário de Organização do Sindicato.
Desde 2008, todos os funcionários da Schaeffler têm um acordo que garante jornada reduzida de trabalho, de 42 horas por semana, com folgas aos sábados e feriadões. “Alguns poucos parecem não ter respeito por essa conquista, que é fruto de união, consciência e luta”, diz, indignado, Valdeci.
Nova assembleia com os mensalistas deverá ser realizada nos próximos dias.