Busca
Busca
Movimento estudantil

Marianna Dias é eleita nova presidenta da UNE

Nova presidenta destacou a unidade do movimento estudantil e a importância da Frente Brasil Popular e definiu a saída de Temer e o resgate da democracia como prioridade para os estudantes

Rede Brasil Atual
Cuca da UNE
Para nova presidenta da UNE,

Para nova presidenta da UNE,

A estudante de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Marianna Dias, 25, foi eleita a nova presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE) neste domingo (18) durante a plenária final do 55º Congresso da entidade realizado Ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. A chapa Frente Brasil Popular: A Unidade é a Bandeira da Esperança conquistou 79% dos votos, escolhida por 3.788 delegados.

O evento, segundo a UNE, reuniu mais de 15 mil estudantes de todo o país. Em segundo lugar, a chapa Fora Temer, Rumo à Greve Geral Contra as Reformas foi escolhida por 14,33%, seguida pelas chapas Vem Que a UNE É Nossa (3,09%), Fora Temer, Eleições Gerais Já. Mutirão na UNEJ (1,77%) e, em último lugar, Reconquistar a UNE: Por Nenhum Direto a Menos, Fora Temer, Diretas Já! (1,75%).

Segundo a nova presidenta, que fica à frente da entidade pelos próximos dois anos, a prioridade, nesse momento, é a realização de eleições diretas para substituir o presidente Michel Temer (PMDB-SP) e combater as reformas trabalhista e da Previdência, principais bandeiras do atual governo. “É preciso restabelecer a democracia e convocar novas eleições para a presidência da República, para que a gente possa, de fato, mudar tudo o que a gente tem visto.”

Como uma das primeiras ações políticas do novo mandato, a UNE participa da greve geral marcada para o próximo dia 30, juntamente com as centrais sindicais e demais movimentos sociais, que exige a saída de Temer e a convocação de eleições diretas já.

Marianna também enalteceu sua antecessora, Carina Vitral, saudou a unidade no movimento estudantil, que garantiu a sua eleição. “Ser eleita em uma chapa que teve uma unidade tão grande, fortalecida, amadurecida durante muito tempo, através da Frente Brasil Popular, me dá a certeza de que essa será uma grande gestão.”

Natural de Feira de Santana (BA), e integrante da União da Juventude Socialista (UJS), Mariana Dias também presidiu a União dos Estudantes da Bahia (UEB) e também foi diretora de Relações Internacionais da UNE. Ela é a sétima mulher a liderar a UNE, e comandará as comemorações de 80 anos da entidade.

O Congresso
Desde a última quinta-feira (16), os estudantes participaram de 36 mesas de discussão, que ocorreram na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para refletir sobre a realidade nacional e apontar caminhos para uma educação democrática e plural, que contemple a diversidade brasileira com respeito e oportunidade.

Compuseram as mesas figuras como Guilherme Boulos, Celso Amorim, Fernando Haddad, Jandira Feghali e Ciro Gomes, além de especialistas de diversas áreas. Sobre a conjuntura atual, que também deram destaque as ditas reformas pretendidas pelo atual governo.

Na sexta-feira (17), os estudantes também participaram do ato-evento Minas Pelas Diretas Já, que reuniu cerca de 40 mil pessoas na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte.

tags
Brasil congresso frente marianna movimento estudantil Une
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0