Poucos dias depois da Forte Metal ser enquadrada como empresa metalúrgica, 73,33% dos funcionários da empresa, fabricante de estruturas metálicas instalada em Sorocaba, ficaram sócios do Sindicato dos Metalúrgicos. A campanha de sindicalização na fábrica foi realizada nos dias 18 e 19 de junho.
A Forte Metal, que fica no bairro de Brigadeiro Tobias, é dividida em duas unidades. Na unidade um, que tem 250 funcionários, 168 trabalhadores se sindicalizaram (62,2%). Já na unidade dois, que tem 80 funcionários, 74 ficaram sócios (92,5%). A média de sindicalização das duas unidades resulta em 73,33%.
O reenquadramento sindical passou a valer no dia 1º de junho deste ano, por meio de um acordo junto à Justiça do Trabalho. Antes, os trabalhadores da Forte Metal pertenciam ao sindicato da construção civil.
Acidentes
A fábrica foi notícia em vários veículos de comunicação em março deste ano, devido a um acidente de trabalho que matou dois operários. Eles faziam manutenção de uma ponte rolante e caíram de uma altura de 8 metros. No mês seguinte, outro acidente, desta vez com uma esmerilhadeira, feriu um funcionário.
Desde 2011 o Sindicato dos Metalúrgicos vinha pedindo à Justiça que os trabalhadores passassem a ser considerados metalúrgicos, e não mais como operários da construção civil.