Os trabalhadores com direito a receber o Abono Salarial PIS/PASEP e que ainda não sacaram o benefício começam a receber neste mês correspondência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), alertando para que se dirijam a uma agência da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP, para efetuar o saque no valor de R$ 678,00.
O Abono Salarial, exercício 2012/2013 ainda não foi sacado por mais de 1,9 milhão de trabalhadores, de acordo com balanço apresentado até dezembro 2012. O prazo para a retirada do benefício vence no dia 28 junho.
Têm direito a receber o benefício quem ganhou até dois salários mínimos por mês, em média, no ano anterior, com vínculo empregatício de pelo menos 30 dias no período.
O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS ou no PASEP há pelo menos cinco anos (desde 2007, no mínimo) e ter tido sua relação empregatícia informada corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2011).
Os trabalhadores inscritos no PIS, que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque em Lotéricas ou nas agências da Caixa.