O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,45% em agosto, após ter registrado alta de 0,43% em julho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, dia 5, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No total dos 12 meses da data-base da categoria metalúrgica (entre 1º de setembro de 2011 até 31 de agosto de 2012), o INPC acumulou alta de 5,39%. Já desde o início do ano até agora, o índice soma 3,46%.
O INPC, que mede a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos e chefiadas por assalariados, também é o indicador usado pela Federação Estadual Metalúrgica (FEM) para calcular a perda com a inflação ocorrida no período da data base, entre 1º de setembro a 31 de agosto.
“Até agora estávamos reivindicando reposição da inflação com base em uma estimativa de inflação. Agora temos o número oficial e nossa mobilização será, não apenas pela reposição da perda, de 5,39%, como também de aumento real”, comentou o presidente do Sindicato dos metalúrgicos de Sorocaba e Região, Ademlson Terto Da Silva.