Busca
Busca
Escândalo no CHS

Hamilton quer criar CPI sobre plantões médicos

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) está coletando assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa de SP para investigar as fraudes em plantões médicos

Imprensa deputado Hamilton
Arquivo
Até o momento, 28 parlamentares já assinaram o pedido de Hamilton. A CPI precisa de 32 e duas assinaturas

Até o momento, 28 parlamentares já assinaram o pedido de Hamilton. A CPI precisa de 32 e duas assinaturas

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) está coletando assinaturas para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa de SP para investigar as fraudes em plantões médicos e licitações em hospitais da rede pública de Saúde do Estado de São Paulo. Na justificativa, Hamilton lembra que “na madrugada do último dia 16/6, foi deflagrada a ‘Operação Hipócrates’, realizada a partir de uma parceria entre Ministério Público, Polícia Civil, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Grupo Antissequestro de Sorocaba (Gas). A ação, que levou 12 pessoas à prisão, resultou de uma investigação iniciada em setembro de 2010 sobre fraudes em licitações, como contratos de compra de próteses de materiais precários, e pagamentos de plantões médicos na rede estadual de saúde, que não eram cumpridos”. Entre os presos, estava o diretor geral do CHS, Heitor Consani, e dois ex-diretores.

Mais adiante, o parlamentar afirma que “de acordo com as investigações, a organização criminosa desviava verbas destinadas ao pagamento de plantões a servidores do Conjunto Hospitalar de Sorocaba e em mais 11 hospitais situados na Capital e em Itapevi e direcionava-as para beneficiários que não cumpriam com as respectivas jornadas de trabalho. As investigações revelaram ainda a existência de funcionários fantasmas, a prática de falsificações diversas, estelionato e fraudes a licitações, com favorecimentos e direcionamentos de certames”.

Assim, finaliza o documento, “justifica-se a urgente constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para que seja investigada por esta Casa a dimensão de tais irregularidades e a extensão do ônus causados aos cofres públicos e aos cidadãos, assim como as medidas cabíveis a serem propostas”.

Até o momento, 28 parlamentares já assinaram o pedido: toda a bancada do PT – exceto o deputado Rui Falcão, presidente nacional do partido, que está em viagem mas já se comprometeu a assinar -, os deputados Pedro Bigardi e Leci Brandão, do PCdoB; Carlos Gianazzi, do PSOL; e Major Olímpio, do PDT. Para a instalação da CPI, são necessárias 32 assinaturas. Hamilton continua procurando outros parlamentares para que apoiem o pedido.

tags
Alesp chs Hamilton hipócrates
VEJA
TAMBÉM

Warning: Version warning: Imagick was compiled against ImageMagick version 1692 but version 1693 is loaded. Imagick will run but may behave surprisingly in Unknown on line 0