O governo federal lançou na sexta-feira, dia 27 de junho, um site para tentar resolver impasses criados pela má prestação de serviços. O consumidor pode acessar o portal pelo link:www. consumidor.gov.br. A ideia de criar o site é para que consumidor e empresa cheguem a uma concordância sem a mediação do Poder Judiciário.
O portal consumidor.gov.br é diferente de outros sites de reclamações existentes na internet. Ele permite que o Poder Público elabore e implemente políticas de defesa do consumidor a partir das principais informações disponibilizadas pelos usuários do serviço.
Por se tratar de um serviço mantido pelo Estado, só será possível apresentar queixas contra as empresas que aderirem voluntária e formalmente ao site. Até o momento mais de cem empresas já manifestaram o interesse em se associar ao consumidor.gov.br, entre elas Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander, Embratel, Vivo, Claro, Oi, Tim, Amil, Avianca e várias outras.
Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a intenção do governo não é criar um “muro das lamentações”, onde as queixas sejam registradas sem solução. “Estamos criando um muro de soluções, onde as próprias empresas que respeitam a cidadania de seus consumidores dêem as soluções necessárias.”