GM irá investir 1 bilhão de dólares em compras de fornecedores nacionais

CNM/CUT
Divulgação

Dentro do programa de investimento no Brasil de R$ 6,5 bilhões para o período 2014-2018 anunciado recentemente pela General Motors, está prevista a localização de 1 bilhão de dólares em compras. O valor foi confirmado por Santiago Chamorro, presidente da subsidiária brasileira da General Motors. “Já escalamos até agora 700 milhões de dólares em compras futuras de fornecedores locais e nosso objetivo é atingir US$ 1 bilhão até o fim deste ano”, revelou o executivo.

Segundo Chamorro, o montante deve ser suficiente para conseguir os incentivos fiscais do Inovar-Auto, o regime automotivo brasileiro que prevê o desconto do valor gasto com compras de componentes nacionais em montante equivalente a até 30% do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) devido pela montadora.

Desde que renovou completamente o portfólio de produtos vendidos no Brasil, a GM passou a importar mais peças. Após a instituição do Inovar-Auto surgiu a necessidade de nacionalizar componentes para abater a sobretaxação de 30% de IPI. Por isso, a montadora incluiu a maior localização de compras em seu programa de investimento. “São centenas de peças que vamos passar a comprar no Brasil nos próximos anos”, disse Chamorro.

Brasil compras enconomia GM Investimentos